17/10/2016

Concurso para estagiário de Moro tem quase 300 inscritos

Era para ser um concurso corriqueiro para uma vaga de estágio. Mas o nome de quem selecionava, logo na primeira linha do edital, chamou a atenção: “O excelentíssimo senhor doutor Sergio Fernando Moro”.
Aberto no início do mês, o concurso para estagiário da 13ª Vara Federal de Curitiba, onde correm os processos da Operação Lava Jato, recebeu 286 inscrições, de vários Estados do país. As informações são da Folha de S. Paulo.

A procura foi incomum: em média, aparecem 70 candidatos.
A vaga de estágio é aberta anualmente. A diferença é que, neste ano, foi o nome de Moro que apareceu no edital, e não o da juíza substituta –o que aumentou a procura. A inscrição, que encerrou na semana passada, era gratuita.
Quem for escolhido para a única vaga irá elaborar minutas de despachos e sentenças, além de carregar o processo eletrônico (o famoso e-proc) do caso de combate à corrupção mais rumoroso do país, entre outras atribuições.
A bolsa é de R$ 833, para quatro horas diárias, mais vale-transporte.
Do total de inscritos, estima-se que somente 70% dos candidatos estarão habilitados para a prova, segundo a secretaria da vara. Apenas quem está entre o terceiro e o quarto ano do acurso de direito e mora em Curitiba e região pode concorrer.
Os candidatos farão uma prova escrita, sobre direito constitucional e penal, nesta quinta (20). Por causa do número de inscritos, ela será realizada no auditório da Justiça Federal em Curitiba.
Os oito melhores passam a uma prova oral, feita com o próprio magistrado ou seu substituto, no início de novembro. Serão avaliados conhecimentos da língua portuguesa e do direito, segundo o edital.
O nome do escolhido será conhecido no dia 7 de novembro.

Postar um comentário

O botão Whatsapp funciona apenas em dispositivos móveis

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar